Estrutura Organizacional / I-ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO GERAL / SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
À Secretaria Municipal da
Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social compete, na área da saúde:
realizar atividades de promoção, prevenção e proteção à saúde, através da
gestão das ações em saúde pública e dos recursos destinados para tal (coordenação
e execução de atividades comunitárias e de assistência médica, no sentido da
melhoria das condições de vida dos grupos sociais mais necessitados, prestação
e fiscalização do atendimento médico-odontológico-social preventivo), colaborar
com órgãos afins na esfera estadual e federal, inclusive celebrar convênios;
apoiar e assessorar o Conselho Municipal da Saúde; na área da assistência
social: realizar atividades de promoção e proteção da cidadania, através da
gestão das ações da política de assistência social e dos recursos destinados
para tal; colaborar com órgãos afins na esfera estadual e federal, inclusive
celebrar convênios; assessorar e monitorar as entidades de assistência social
do município; apoiar e assessorar o Conselho Municipal de Assistência Social;
participar em atividades relacionadas à formação e o aperfeiçoamento da
mão-de-obra e o aprimoramento do mercado de trabalho; promover e apoiar atividades
comunitárias, promover a coordenação e execução das atividades de assistência
social do Município, no sentido de melhoria das condições de vida dos grupos
sociais mais necessitados e desenvolver Programas Habitacionais. Cabe-lhe
também, a adoção de medidas para a prestação de serviços de proteção à criança,
ao idoso, a maternidade, informar e assistir a família, no que tange ao
planejamento familiar; promover a educação para a saúde e assistência médico-sanitária
e odontológica dos escolares municipais, buscar parcerias para oferecer
moradias condizentes aos munícipes.